Ir para o conteúdo principal

Lista de tópicos

  • Introdução


    Contextualização 

    De acordo com o cenário epidemiológico de morbimortalidade no mundo, os factores relacionados com a nutrição e a alimentação assumem um papel de destaque entre os determinantes sociais da saúde. Em Moçambique, a desnutrição representa um grave problema de saúde pública e é importante que todos os profissionais de saúde estejam familiarizados com a temática da nutrição, de forma a poderem desempenhar um papel mais activo na promoção de bons hábitos alimentares que possam culminar na melhoria do estado nutricional dos pacientes com quem interagem.


    Neste contexto, foi desenhado o presente curso extracurricular em “Nutrição sob a perspectiva dos Determinantes Sociais da Saúde” que visa promover a saúde da população, dotando os estudantes e profissionais da área de saúde de conhecimentos acerca de nutrição e alimentação, apresentando conteúdos básicos, simples, claros e objectivos.


    A forma como os conteúdos são expostos no decorrer do curso, está adaptada ao público-alvo, sendo um módulo muito versátil que pode ser utilizado para estudo pessoal ou para acções de capacitação ou formação. Este instrumento pode ser utilizado por formadores, profissionais integrantes de equipas e redes locais de saúde e será um auxílio importante na gestão dos serviços de saúde, especialmente para facilitar a implementação de práticas de prevenção e resposta dos problemas de saúde quotidianos das comunidades.


    Objectivos: 

    • Capacitar formadores, profissionais e futuros profissionais de saúde na aplicação sistemática dos conceitos, métodos, técnicas e focos básicos de nutrição sob a perspectiva dos Determinantes Sociais da Saúde das populações;
    • Proporcionar uma “linguagem comum” necessária para o desenvolvimento de redes de comunicação e informação nutricional entre as equipas multidisciplinares locais de saúde, incluindo a operação de sistemas interligados de vigilância na saúde pública.


    Total de Horas do Curso: 

    A duração total do curso é de 64 horas + 2 horas por cada Unidade Temática para avaliação, perfazendo um total de 74 horas de contacto. O total de horas de cada tema inclui teóricas e práticas.


    Avaliação:

    Antes do início do curso, os formandos serão submetidos a uma avaliação de diagnóstico, de forma a aferir os seus conhecimentos prévios. No final de cada Tema, realizar-se-á uma avaliação, através de uma ficha de avaliação sumativa. O tempo da avaliação está incluído na duração total do tema. No final de cada Unidade Temática será realizada uma avaliação da mesma, através da realização de actividades que estimulem a participação activa dos formandos, p.ex. apresentação de trabalhos em grupo, role play,  entre outros, de acordo com a temática.


    • Folheto de Apresentação Ficheiro Carregado 14/01/21 às 11:24
    • Plano Temático Ficheiro 593.4KB Documento PDF